Notícias

Diretor da APM reflete sobre falhas na análise curricular do Enare

Diretor da APM reflete sobre falhas na análise curricular do Enare

Exame é a maior porta de entrada para programas de Residência Médica no País

   O Exame Nacional de Residência Médica (Enare) é um dos principais processos seletivos do Brasil para acesso a programas de Residência Médica. A nota final é composta pela prova de conhecimentos (90%) e pela análise curricular (10%).
   A edição de 2024 foi aplicada em 20 de outubro. E em 8 de janeiro de 2025, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou os resultados preliminares da análise curricular, mas diversos candidatos apontaram inconsistências em suas notas. Posteriormente, nos dias 14 e 21, novas correções foram publicadas, mas erros continuaram sendo relatados, gerando preocupação e insatisfação entre os estudantes.
   De acordo com uma reportagem do G1, alguns candidatos afirmaram ter recebido nota zero no histórico escolar, mesmo atendendo aos requisitos acadêmicos exigidos, sem qualquer justificativa específica.
   Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Fernando Sabia Tallo, diretor de Eventos da Associação Paulista de Medicina, expressou sua indignação com a situação e destacou os prejuízos causados pelo problema. “São mais de seis mil candidatos com análise curricular imprecisa. Ou seja, a classificação que vai sair é adulterada. Mais de seis mil estudantes terão sua análise curricular imprecisa, então ela é injusta.”
Tallo também criticou a ausência de respostas claras por parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que responsabiliza a FGV. “Até agora, nenhuma resposta concreta da EBSERH. E os alunos de Medicina estão desesperados, aguardando as suas classificações para escolher suas especialidades. Há grandes chances de assistirmos mais uma grande injustiça”, enfatizou. (FONTE: APM)